Projetos

PROJETO:  #leituraemvaievem/ 2018
 JUSTIFICATICA: Partindo da realidade, em que a correria do dia a dia, onde toda comunidade escolar, inclusive a família esta inserida, não tem tempo ou não tiram tempo para interagir entre si e acompanhar mais de perto os afazeres pedagógicos escolares.
Havendo também uma necessidade de comprometimento dos pais quanto ao desenvolvimento do seu filho na escola, faz-se necessário um convívio de interação pedagógico mais estreito entre escola e família.
Diante desses fatos a escola iniciará um projeto:  #leituraemvaievem, envolvendo a família na escola, e nesse caminho, aproximar pais, professores, alunos e os demais funcionários dessa comunidade escolar.
Todos percorrerão numa jornada de aproximação e conhecimento, cultuando a interatividade cooperativa, através da roda da leitura familiar e escolar, até chegar a uma grande roda de leituras na escola.
 Conseguindo com esse processo e espaço desenvolver atitudes que valorize o hábito da leitura escrita.
Construindo através  do diálogo uma relação  histórica  e cultural entre  o leitor e aquilo que ele lê, internalizando com essa troca o que se informa de mais significativo para o aluno e família.
 Ampliando a linguagem, que é uma das formas de expressões humanas necessárias para a comunicação, indo de encontro a uma visão  maior e real de mundo e Educação.


OBJETIVO: Estreitar laços de convívio e aproximação entre escola e família, dentro de uma perspectiva de conhecimento interativo e cooperador, estimulando o habito da leitura, através de uma mediação que abre as portas para o aluno e família, de um universo de leituras produzidas por diversos escritores, através da poesia, pesquisa narradas, ilustrações, informações, artes... Tudo isso, sendo um legado cultural, que a escola tem por entendimento e dever apresentar para as crianças.
 ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º) Toda semana de cada mês a professora junto à turma decidirá qual o aluno que levará para casa o kit de materiais  de leitura.
O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA
Um livro escolhido pelo aluno ou professora
Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
Duas  folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
Uma pasta portfólio com todo material
 2º) Depois o professor oferecerá várias literaturas,  onde o aluno escolhido ou  sorteado pela turma, escolherá um livro ou texto para colocar dentro da pasta junto com os outros materiais
e fazer a roda de leitura em família.
 3º) Em casa o aluno convidará toda família para fazer um momento de leitura ou  quem estiver naquele instante. Escolhendo alguém para fazer a leitura, onde todos devem ouvir com muita atenção.
 4º) Depois da leitura vem um dos momentos mais importante do processo de interação familiar. A reflexão, o pensar sobre o que foi lido, trocando ideias entre si, entendendo a mensagem que o  autor quis nos informar, juntos conversar sobre o assunto, aprendendo um pouco mais.
 5º) Logo em seguida vem o momento de escrever com a ajuda de toda família, registrar o que foi entendido sobre a mensagem do livro através do desenho .Finalizando a escrita com assinatura do aluno.
  6º) Momento de simbolizar esse encontro de leitura, reflexão e escrita, fazendo um registro da mão de todos da família que participaram da leitura nas folhas em branco, sendo que uma das mãos é do aluno e a outra pode ser da mãe, pai, irmã, irmão, padrasto, vó, vô, tio, tia ou outras pessoas que fazem parte da família. Deixar as folhas secar.
 7º) Depois de ler, refletir, escrever e secar as mãos nas folhas, colocar tudo dentro da pasta e levar para escola,pois a leitura ela vai e vem.

8º) Na escola família do aluno junto com o mesmo farão a apresentação da história para os outros da sala de maneira mais criativa possível, podendo assim também levar alguma lembrancinha ou um lanche para interação final a professora guardará as duas folhas com as marcas das mãos que representou todos os momentos de leitura em família, na qual servirá como decoração de todo ambiente escolar, durante o grande encontro da família na escola, através da leitura.
9º)No decorrer do ano, durante todo o processo os professores deverão proporcionar atividades que envolvam roda da leitura na escola, momentos em que vários leitores trocam ideias sobre um mesmo autor, indo de encontro ao texto ou mensagem escrita.
 10º) Para finalizar esse projeto:  #leituraemvaievem, faremos um grande encontro convidando a família para vir até a escola participar de uma enorme roda da leitura, onde os alunos do 4º e 5º ano contarão histórias infantis para os alunos dos anos iniciais, acontecendo diferentes leituras é momento de confraternização na comunidade escolar.

AVALIAÇÃO
Participação ativa de cada professor e aluno fazendo uma boa campanha em sala de aula, que quando possível, conversar com os pais sobre o assunto no decorrer do ano. 
Vontade e interação cooperativa de cada integrante da comunidade escolar para que o projeto: #leituraemvaievem se realize da melhor maneira possível.

“Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”

História: BILILICO, contada por Maria Joana e sua fmília












História: PIPOCA O CARNEIRINHO E O TAMBOR, contada pelo aluno João Pedro e sua família











História: TATU  BALÂO , história contada pelo Luan e sua família






História: DONA BARATINHA, contada pela aluna Lunna e sua família.









História: O VIRA LATA FILÉ, contada por Davi e sua família





História: A VACA FOTÓGRAFA, contada por Bernardo e sua família






História: O SANDUÍCHE DA MARICOTA, contada por Sara e sua família.









PROJETO:  TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA/2017

JUSTIFICATICA: Partindo da realidade, em que a correria do dia a dia, onde toda comunidade escolar, inclusive a família esta inserida, não tem tempo ou não tiram tempo para interagir entre si e acompanhar mais de perto os afazeres pedagógicos escolares.
Havendo também uma necessidade de comprometimento dos pais quanto ao desenvolvimento do seu filho na escola, faz-se necessário um convívio de interação pedagógico mais estreito entre escola e família.
Diante desses fatos a escola iniciará um projeto:  TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, e nesse caminho, aproximar pais, professores, alunos e os demais funcionários dessa comunidade escolar.
Todos percorrerão numa jornada de aproximação e conhecimento, cultuando a interatividade cooperativa, através da roda da leitura familiar e escolar, até chegar a uma grande roda de leituras na escola.
 Conseguindo com esse processo e espaço desenvolver atitudes que valorize o hábito da leitura escrita.
Construindo através  do diálogo uma relação  histórica  e cultural entre  o leitor e aquilo que ele lê, internalizando com essa troca o que se informa de mais significativo para o aluno e família.
 Ampliando a linguagem, que é uma das formas de expressões humanas necessárias para a comunicação, indo de encontro a uma visão  maior e real de mundo e Educação.

OBJETIVO: Estreitar laços de convívio e aproximação entre escola e família, dentro de uma perspectiva de conhecimento interativo e cooperador, estimulando o habito da leitura, através de uma mediação que abre as portas para o aluno e família, de um universo de leituras produzidas por diversos escritores, através da poesia, pesquisa narradas, ilustrações, informações, artes... Tudo isso, sendo um legado cultural, que a escola tem por entendimento e dever apresentar para as crianças.

 ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º) Toda semana de cada mês a professora junto à turma decidirá qual o aluno que levará para casa o kit de materiais  de leitura.

O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA
Um livro escolhido pelo aluno ou professora
Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
Duas  folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
Uma pasta portfólio com todo material
 2º) Depois o professor oferecerá várias literaturas,  onde o aluno escolhido ou        sorteado pela turma escolherá um livro ou texto para colocar dentro da pasta junto com os outros materiais
e fazer a roda de leitura em família.
 3º) Em casa o aluno convidará toda família para fazer um momento de leitura ou  quem estiver naquele instante. Escolhendo alguém para fazer a leitura, onde todos devem ouvir com muita atenção.
 4º) Depois da leitura vem um dos momentos mais importante do processo de interação familiar. A reflexão, o pensar sobre o que foi lido, trocando ideias entre si, entendendo a mensagem que o  autor quis nos informar, juntos conversar sobre
o assunto, aprendendo um pouco mais.
 5º) Logo em seguida vem o momento de escrever com a ajuda de toda família, registrar o que foi entendido sobre a mensagem do livro através do desenho .Finalizando a escrita com assinatura do aluno.
  6º) Momento de simbolizar esse encontro de leitura, reflexão e escrita, fazendo duas pegadas nas folhas em branco, sendo que uma das pegadas é do aluno e a outra pode ser da mãe, pai, irmã, irmão, padrasto, vó, vô, tio, tia ou outras pessoas que fazem parte da família. Deixar as folhas secar.
 7º) Depois de ler, refletir, escrever e secar as pegadas nas folhas, colocar tudo dentro da pasta e levar para escola


8º) Na escola família do aluno junto com o mesmo farão a apresentação da história para os outros da sala de maneira mais criativa possível, podendo assim também levar alguma lembrancinha ou um lanche para interação final a professora guardará as duas folhas com as marcas das pegadas que representou todos os momentos de leitura em família, na qual servirá como decoração de todo ambiente escolar, durante o grande encontro da família na escola, através da leitura.
9º)No decorrer do ano, durante todo o processo os professores deverão proporcionar atividades que envolvam roda da leitura na escola, momentos em que vários leitores trocam ideias sobre um mesmo autor, indo de encontro ao texto ou mensagem escrita.
 10º) Para finalizar esse projeto:  TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, faremos um grande encontro convidando a família para vir até a escola participar de uma enorme roda da leitura, onde os alunos do 4º e 5º ano contarão histórias infantis para os alunos dos anos iniciais, acontecendo diferentes leituras é momento de confraternização na comunidade escolar.

AVALIAÇÃO
Participação ativa de cada professor e aluno fazendo uma boa campanha em sala de aula, que quando possível, conversar com os pais sobre o assunto no decorrer do ano. 
Vontade e interação cooperativa de cada integrante da comunidade escolar para que o projeto: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA  se realize da melhor maneira possível.


“Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”
História: " Mês de Junho tem São João".















História: Dona baratinha

















História: Chapeuzinho redondo







História: Delícias e gostosuras





Pedro Augusto e sua mamãe contando a história "A tartaruga Tamar". 









Escola Estadual Dr. João Porfírio
Projeto de Leitura para 1º ano
PROJETO ALFABETIZANDO COM MÚSICAS

   1. JUSTIFICATIVA

Diante dos novos contextos educacionais, o desafio de professores alfabetizadores está em considerar, simultaneamente, as contribuições dos estudos teóricos sobre a aquisição da língua escrita e a prática concreta, real, da sala de aula. Hoje temos como urgente a necessidade de se conceber o processo de aquisição da língua escrita na perspectiva de bons resultados, e os referenciais teóricos atestam que o trabalho com gêneros textuais se apresenta como caminho mais viável para vencer tal desafio. Nessa perspectiva, trazer gêneros textuais como a música para a sala de aula é uma forma diferenciada de se valorizar aspectos da alfabetização e do letramento de maneira que podemos através desta, trabalhar a leitura, escrita, oralidade, interpretação e produção de textos de forma atrativa. Adentrar neste universo é fundamental a formação das crianças, visto que possibilita a interatividade nas atividades, o que faz com que se ampliem aspectos imprescindíveis ao desenvolvimento das mesmas, atendendo não só as exigências escolares quanto à alfabetização em tempo hábil, como também vêm atender aos programas de formação de alfabetizadores que buscam transformar os ambientes escolares mais propícios ao ensino aprendizagem da língua.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
Promover a partir de músicas infantis o desenvolvimento de habilidades de Leitura, Escrita, Oralidade, Interpretação e Produção de Textos, bem como a integração das crianças e a ampliação de seu conhecimento de mundo.

2.2 Objetivos Específico
· Conhecer o alfabeto e compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (letras e símbolos);
· Ampliar o conhecimento dos alunos quanto à leitura e a escrita, explorando a relação entre fonemas e grafemas (decodificação de palavras);
· Desenvolver a partir da música atitudes e disposições favoráveis a leitura, interpretação e a produção textual;
· Oportunizar aos alunos a capacidade da fala e do ouvir com compreensão;
· Relacionar a leitura a aspectos da memória, mediante brincadeira musical.

3 METODOLOGIAS
·         Escuta, apreciação e interpretação musical;
·         Murais;
·         Cartazes;
·         Dramatizações;
·         Vídeos
·         Atividades impressas.

4 RECURSOS

·         Aparelho de DVD;

·         Lápis de cor;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Caixa de som;
·         Microfone;
·         Instrumentos musicais entre outros


5. AVALIAÇÃO

Verificar mediante o desenvolvimento de atividades integradas a música, os conhecimentos e capacidades relacionadas à leitura, escrita, oralidade, produção e interpretação.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


EIXOS PRINCIPAIS:- Apropriação do Sistema de Escrita e Oralidade

                                 - Apropriação do Sistema de Escrita e Leitura

                                 - Leitura e produção de textos escritos
                                   
                              - Desenvolvimento da oralidade e leitura 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ATIVIDADES


- Conhecimento prévio das músicas cuja letras explore o alfabeto e as palavras

- Trabalhar musicas com a sequência alfabética

- Ouvir e cantar as músicas

- Atividades impressas como: texto fatiado e etc;

-Texto Enigmático

- Dramatização de músicas;

- Apreciação visual com cartazes e vídeos,

-Produção Textual coletiva e individual ,

- Propor brincadeiras como: QUAL É A MÙSICA?

- Apresentação de instrumentos musicais,

- Trabalhos artísticos

- Vincular histórias com as músicas,

-Convidar  pais para cantar com a turma outras músicas.

- Atividade artística com a palavra em foco trabalhada na sequência  alfabética.

- Roda de música com acompanhamento de violão e outros instrumentos musicais.

                                    
  


   Coreografia da música "O pato pateta"


                    Atividade artística da música "Fui ao mercado"

                     Roda de música com a professora






Fantoches com a música minhoca me dá uma beijoca




PROJETO:  TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA/2016

JUSTIFICATICA: Partindo da realidade, em que a correria do dia a dia, onde toda comunidade escolar, inclusive a família esta inserida, não tem tempo ou não tiram tempo para interagir entre si e acompanhar mais de perto os afazeres pedagógicos escolares.
Havendo também uma necessidade de comprometimento dos pais quanto ao desenvolvimento do seu filho na escola, faz-se necessário um convívio de interação pedagógico mais estreito entre escola e família.
Diante desses fatos a escola iniciará um projeto:  TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, e nesse caminho, aproximar pais, professores, alunos e os demais funcionários dessa comunidade escolar.
Todos percorrerão numa jornada de aproximação e conhecimento, cultuando a interatividade cooperativa, através da roda da leitura familiar e escolar, até chegar a uma grande roda de leituras na escola.
 Conseguindo com esse processo e espaço desenvolver atitudes que valorize o hábito da leitura escrita.
Construindo através  do diálogo uma relação  histórica  e cultural entre  o leitor e aquilo que ele lê, internalizando com essa troca o que se informa de mais significativo para o aluno e família.
 Ampliando a linguagem, que é uma das formas de expressões humanas necessárias para a comunicação, indo de encontro a uma visão  maior e real de mundo e Educação.

OBJETIVO: Estreitar laços de convívio e aproximação entre escola e família, dentro de uma perspectiva de conhecimento interativo e cooperador, estimulando o habito da leitura, através de uma mediação que abre as portas para o aluno e família, de um universo de leituras produzidas por diversos escritores, através da poesia, pesquisa narradas, ilustrações, informações, artes... Tudo isso, sendo um legado cultural, que a escola tem por entendimento e dever apresentar para as crianças.

 ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º) Toda semana de cada mês a professora junto à turma decidirá qual o aluno que levará para casa o kit de materiais  de leitura.

O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA
Um livro escolhido pelo aluno ou professora
Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
Duas  folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
Uma pasta portfólio com todo material
 2º) Depois o professor oferecerá várias literaturas,  onde o aluno escolhido ou        sorteado pela turma escolherá um livro ou texto para colocar dentro da pasta junto com os outros materiais
e fazer a roda de leitura em família.
 3º) Em casa o aluno convidará toda família para fazer um momento de leitura ou  quem estiver naquele instante. Escolhendo alguém para fazer a leitura, onde todos devem ouvir com muita atenção.
 4º) Depois da leitura vem um dos momentos mais importante do processo de interação familiar. A reflexão, o pensar sobre o que foi lido, trocando ideias entre si, entendendo a mensagem que o  autor quis nos informar, juntos conversar sobre
o assunto, aprendendo um pouco mais.
 5º) Logo em seguida vem o momento de escrever com a ajuda de toda família, registrar o que foi entendido sobre a mensagem do livro através do desenho .Finalizando a escrita com assinatura do aluno.
  6º) Momento de simbolizar esse encontro de leitura, reflexão e escrita, fazendo duas pegadas nas folhas em branco, sendo que uma das pegadas é do aluno e a outra pode ser da mãe, pai, irmã, irmão, padrasto, vó, vô, tio, tia ou outras pessoas que fazem parte da família. Deixar as folhas secar.
 7º) Depois de ler, refletir, escrever e secar as pegadas nas folhas, colocar tudo dentro da pasta e levar para escola


8º) Na escola família do aluno junto com o mesmo farão a apresentação da história para os outros da sala de maneira mais criativa possível, podendo assim também levar alguma lembrancinha ou um lanche para interação final a professora guardará as duas folhas com as marcas das pegadas que representou todos os momentos de leitura em família, na qual servirá como decoração de todo ambiente escolar, durante o grande encontro da família na escola, através da leitura.
9º)No decorrer do ano, durante todo o processo os professores deverão proporcionar atividades que envolvam roda da leitura na escola, momentos em que vários leitores trocam ideias sobre um mesmo autor, indo de encontro ao texto ou mensagem escrita.
 10º) Para finalizar esse projeto:  TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, faremos um grande encontro convidando a família para vir até a escola participar de uma enorme roda da leitura, onde os alunos do 4º e 5º ano contarão histórias infantis para os alunos dos anos iniciais, acontecendo diferentes leituras é momento de confraternização na comunidade escolar.

AVALIAÇÃO
Participação ativa de cada professor e aluno fazendo uma boa campanha em sala de aula, que quando possível, conversar com os pais sobre o assunto no decorrer do ano. 
Vontade e interação cooperativa de cada integrante da comunidade escolar para que o projeto: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA  se realize da melhor maneira possível.

“Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”
História: O morango, o ratinho e o urso esfomeado


                                                                       História: O ovo




História "O sanduíche da Maricota"










 História: O saco






História: Cadê o docinho que estava aqui?








História: Os três jacarezinhos





                                                            História: Dona baratinha
                           

















História: Tudo por causa do pum?










História: Delícias e gostosuras











História: Maria que ria







História : O pequeno paraquedista
















Nenhum comentário: