PROJETO: #leituraemvaievem/ 2018
JUSTIFICATICA: Partindo da realidade, em
que a correria do dia a dia, onde toda comunidade escolar, inclusive a
família esta inserida, não tem tempo ou não tiram tempo para
interagir entre si e acompanhar mais de perto os afazeres pedagógicos
escolares.
Havendo também uma necessidade de comprometimento dos
pais quanto ao desenvolvimento do seu filho na escola, faz-se necessário
um convívio de interação pedagógico mais estreito entre escola e família.
Diante desses fatos a escola iniciará um projeto:
#leituraemvaievem, envolvendo a família na escola, e nesse caminho, aproximar
pais, professores, alunos e os demais funcionários dessa
comunidade escolar.
Todos percorrerão numa jornada de aproximação e
conhecimento, cultuando a interatividade cooperativa, através da
roda da leitura familiar e escolar, até chegar a uma grande roda de
leituras na escola.
Conseguindo com esse processo e espaço desenvolver
atitudes que valorize o hábito da leitura escrita.
Construindo através do diálogo uma
relação histórica e cultural entre o leitor e
aquilo que ele lê, internalizando com essa troca o que se informa de mais
significativo para o aluno e família.
Ampliando a linguagem, que é uma das formas de expressões
humanas necessárias para a comunicação, indo de encontro a uma
visão maior e real de mundo e Educação.
OBJETIVO: Estreitar laços de
convívio e aproximação entre escola e família, dentro de uma
perspectiva de conhecimento interativo e cooperador, estimulando o habito
da leitura, através de uma mediação que abre as portas para o aluno e família,
de um universo de leituras produzidas por diversos escritores, através da
poesia, pesquisa narradas, ilustrações, informações, artes... Tudo isso, sendo
um legado cultural, que a escola tem por entendimento e dever apresentar para
as crianças.
ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º) Toda semana de cada mês a professora junto à turma decidirá
qual o aluno que levará para casa o kit de materiais de leitura.
O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA
•Um livro escolhido pelo
aluno ou professora
•Um tubinho de tinta guache,
para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
•Um pincel para cobrir a
sola dos pés com tinta guache.
•Duas folhas de papel oficio para marcar as duas
pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
•Uma pasta portfólio com
todo material
2º) Depois o professor oferecerá várias literaturas, onde
o aluno escolhido ou sorteado pela turma, escolherá um
livro ou texto para colocar dentro da pasta junto com os outros
materiais
e fazer a roda de leitura em família.
e fazer a roda de leitura em família.
3º) Em casa o aluno convidará toda família para fazer um
momento de leitura ou quem estiver
naquele instante. Escolhendo alguém para fazer a leitura, onde todos devem
ouvir com muita atenção.
4º) Depois da leitura vem um dos momentos mais importante do
processo de interação familiar. A reflexão, o pensar sobre o que foi
lido, trocando ideias entre si, entendendo a mensagem que o autor
quis nos informar, juntos conversar sobre o assunto, aprendendo um pouco mais.
5º) Logo em seguida vem o momento de escrever com a ajuda de
toda família, registrar o que foi entendido sobre a mensagem do livro através
do desenho .Finalizando a escrita com assinatura do aluno.
6º) Momento de simbolizar esse encontro de leitura,
reflexão e escrita, fazendo um registro da mão de todos da família que
participaram da leitura nas folhas em branco, sendo que uma das mãos é do aluno
e a outra pode ser da mãe, pai, irmã, irmão, padrasto, vó, vô, tio, tia ou
outras pessoas que fazem parte da família. Deixar as folhas secar.
7º) Depois de ler, refletir, escrever e secar as mãos nas
folhas, colocar tudo dentro da pasta e levar para escola,pois a leitura ela vai
e vem.
8º) Na escola família do aluno junto com o mesmo farão a
apresentação da história para os outros da sala de maneira mais criativa
possível, podendo assim também levar alguma lembrancinha ou um lanche para
interação final a professora guardará as duas folhas com as marcas das mãos que
representou todos os momentos de leitura em família, na qual servirá como
decoração de todo ambiente escolar, durante o grande encontro da família na
escola, através da leitura.
9º)No decorrer do ano, durante todo o processo os professores
deverão proporcionar atividades que envolvam roda da leitura na escola,
momentos em que vários leitores trocam ideias sobre um mesmo autor, indo de
encontro ao texto ou mensagem escrita.
10º) Para finalizar esse projeto: #leituraemvaievem, faremos um grande encontro
convidando a família para vir até a escola participar de uma enorme roda da
leitura, onde os alunos do 4º e 5º ano contarão histórias infantis para os
alunos dos anos iniciais, acontecendo diferentes leituras é momento de
confraternização na comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
•Participação ativa de
cada professor e aluno fazendo uma boa campanha em sala
de aula, que quando possível, conversar com os pais sobre o assunto no
decorrer do ano.
•Vontade e interação cooperativa
de cada integrante da comunidade escolar para que o projeto: #leituraemvaievem se
realize da melhor maneira possível.
“Nenhum de nós é tão bom, quanto
todos nós juntos”
História: BILILICO, contada por Maria Joana e sua fmília
História: PIPOCA O CARNEIRINHO E O TAMBOR, contada pelo aluno João Pedro e sua família
História: TATU BALÂO , história contada pelo Luan e sua família
História: DONA BARATINHA, contada pela aluna Lunna e sua família.
História: O VIRA LATA FILÉ, contada por Davi e sua família
História: A VACA FOTÓGRAFA, contada por Bernardo e sua família
História: O SANDUÍCHE DA MARICOTA, contada por Sara e sua família.
PROJETO: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA/2017
JUSTIFICATICA: Partindo da realidade, em que a correria do dia a dia, onde toda comunidade escolar, inclusive a família esta inserida, não tem tempo ou não tiram tempo para interagir entre si e acompanhar mais de perto os afazeres pedagógicos escolares.
Havendo também uma necessidade de comprometimento dos pais quanto ao desenvolvimento do seu filho na escola, faz-se necessário um convívio de interação pedagógico mais estreito entre escola e família.
Diante desses fatos a escola iniciará um projeto: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, e nesse caminho, aproximar pais, professores, alunos e os demais funcionários dessa comunidade escolar.
Todos percorrerão numa jornada de aproximação e conhecimento, cultuando a interatividade cooperativa, através da roda da leitura familiar e escolar, até chegar a uma grande roda de leituras na escola.
Conseguindo com esse processo e espaço desenvolver atitudes que valorize o hábito da leitura escrita.
Construindo através do diálogo uma relação histórica e cultural entre o leitor e aquilo que ele lê, internalizando com essa troca o que se informa de mais significativo para o aluno e família.
Ampliando a linguagem, que é uma das formas de expressões humanas necessárias para a comunicação, indo de encontro a uma visão maior e real de mundo e Educação.
OBJETIVO: Estreitar laços de convívio e aproximação entre escola e família, dentro de uma perspectiva de conhecimento interativo e cooperador, estimulando o habito da leitura, através de uma mediação que abre as portas para o aluno e família, de um universo de leituras produzidas por diversos escritores, através da poesia, pesquisa narradas, ilustrações, informações, artes... Tudo isso, sendo um legado cultural, que a escola tem por entendimento e dever apresentar para as crianças.
ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º) Toda semana de cada mês a professora junto à turma decidirá qual o aluno que levará para casa o kit de materiais de leitura.
O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA
•Um livro escolhido pelo aluno ou professora
•Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
•Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
•Duas folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
•Uma pasta portfólio com todo material
2º) Depois o professor oferecerá várias literaturas, onde o aluno escolhido ou sorteado pela turma escolherá um livro ou texto para colocar dentro da pasta junto com os outros materiais
e fazer a roda de leitura em família.
e fazer a roda de leitura em família.
3º) Em casa o aluno convidará toda família para fazer um momento de leitura ou quem estiver naquele instante. Escolhendo alguém para fazer a leitura, onde todos devem ouvir com muita atenção.
4º) Depois da leitura vem um dos momentos mais importante do processo de interação familiar. A reflexão, o pensar sobre o que foi lido, trocando ideias entre si, entendendo a mensagem que o autor quis nos informar, juntos conversar sobre
o assunto, aprendendo um pouco mais.
o assunto, aprendendo um pouco mais.
5º) Logo em seguida vem o momento de escrever com a ajuda de toda família, registrar o que foi entendido sobre a mensagem do livro através do desenho .Finalizando a escrita com assinatura do aluno.
6º) Momento de simbolizar esse encontro de leitura, reflexão e escrita, fazendo duas pegadas nas folhas em branco, sendo que uma das pegadas é do aluno e a outra pode ser da mãe, pai, irmã, irmão, padrasto, vó, vô, tio, tia ou outras pessoas que fazem parte da família. Deixar as folhas secar.
7º) Depois de ler, refletir, escrever e secar as pegadas nas folhas, colocar tudo dentro da pasta e levar para escola
8º) Na escola família do aluno junto com o mesmo farão a apresentação da história para os outros da sala de maneira mais criativa possível, podendo assim também levar alguma lembrancinha ou um lanche para interação final a professora guardará as duas folhas com as marcas das pegadas que representou todos os momentos de leitura em família, na qual servirá como decoração de todo ambiente escolar, durante o grande encontro da família na escola, através da leitura.
9º)No decorrer do ano, durante todo o processo os professores deverão proporcionar atividades que envolvam roda da leitura na escola, momentos em que vários leitores trocam ideias sobre um mesmo autor, indo de encontro ao texto ou mensagem escrita.
10º) Para finalizar esse projeto: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, faremos um grande encontro convidando a família para vir até a escola participar de uma enorme roda da leitura, onde os alunos do 4º e 5º ano contarão histórias infantis para os alunos dos anos iniciais, acontecendo diferentes leituras é momento de confraternização na comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
•Participação ativa de cada professor e aluno fazendo uma boa campanha em sala de aula, que quando possível, conversar com os pais sobre o assunto no decorrer do ano.
•Vontade e interação cooperativa de cada integrante da comunidade escolar para que o projeto: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA se realize da melhor maneira possível.
“Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”
História: " Mês de Junho tem São João".
História: Delícias e gostosuras
Pedro Augusto e sua mamãe contando a história "A tartaruga Tamar".
História: " Mês de Junho tem São João".
História: Dona baratinha
História: Chapeuzinho redondo
História: Delícias e gostosuras
Pedro Augusto e sua mamãe contando a história "A tartaruga Tamar".
Escola
Estadual Dr. João Porfírio
Projeto
de Leitura para 1º ano
PROJETO
ALFABETIZANDO COM MÚSICAS
|
1. JUSTIFICATIVA
Diante dos novos contextos educacionais, o desafio de professores alfabetizadores está em considerar, simultaneamente, as contribuições dos estudos teóricos sobre a aquisição da língua escrita e a prática concreta, real, da sala de aula. Hoje temos como urgente a necessidade de se conceber o processo de aquisição da língua escrita na perspectiva de bons resultados, e os referenciais teóricos atestam que o trabalho com gêneros textuais se apresenta como caminho mais viável para vencer tal desafio. Nessa perspectiva, trazer gêneros textuais como a música para a sala de aula é uma forma diferenciada de se valorizar aspectos da alfabetização e do letramento de maneira que podemos através desta, trabalhar a leitura, escrita, oralidade, interpretação e produção de textos de forma atrativa. Adentrar neste universo é fundamental a formação das crianças, visto que possibilita a interatividade nas atividades, o que faz com que se ampliem aspectos imprescindíveis ao desenvolvimento das mesmas, atendendo não só as exigências escolares quanto à alfabetização em tempo hábil, como também vêm atender aos programas de formação de alfabetizadores que buscam transformar os ambientes escolares mais propícios ao ensino aprendizagem da língua. |
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Promover a partir de músicas infantis o desenvolvimento de habilidades de Leitura, Escrita, Oralidade, Interpretação e Produção de Textos, bem como a integração das crianças e a ampliação de seu conhecimento de mundo.
2.2 Objetivos Específico
· Conhecer o alfabeto e compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (letras e símbolos);
· Ampliar o conhecimento
dos alunos quanto à leitura e a escrita, explorando a relação entre fonemas e
grafemas (decodificação de palavras);
· Desenvolver
a partir da música atitudes e disposições favoráveis a leitura, interpretação
e a produção textual;
· Oportunizar
aos alunos a capacidade da fala e do ouvir com compreensão;
· Relacionar a leitura a aspectos da
memória, mediante brincadeira musical.
3 METODOLOGIAS
· Escuta, apreciação e interpretação musical;
· Murais;
· Cartazes;
· Dramatizações;
· Vídeos
· Atividades impressas.
4 RECURSOS
· Aparelho de DVD;
· Lápis de cor;
· Cola;
· Tesoura;
· Caixa de som;
· Microfone;
· Instrumentos musicais entre outros
5. AVALIAÇÃO
Verificar mediante o desenvolvimento
de atividades integradas a música, os conhecimentos e capacidades
relacionadas à leitura, escrita, oralidade, produção e interpretação.
Coreografia da música "O pato pateta"
Atividade artística da música "Fui ao mercado" Roda de música com a professora
Fantoches com a música minhoca me dá uma beijoca
|
JUSTIFICATICA: Partindo da realidade, em
que a correria do dia a dia, onde toda comunidade escolar, inclusive a
família esta inserida, não tem tempo ou não tiram tempo para
interagir entre si e acompanhar mais de perto os afazeres pedagógicos
escolares.
Havendo também uma necessidade de comprometimento dos
pais quanto ao desenvolvimento do seu filho na escola, faz-se necessário
um convívio de interação pedagógico mais estreito entre escola e família.
Diante desses fatos a escola iniciará um projeto:
TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, e nesse
caminho, aproximar pais, professores, alunos e os demais funcionários dessa
comunidade escolar.
Todos percorrerão numa jornada de aproximação e
conhecimento, cultuando a interatividade cooperativa, através da
roda da leitura familiar e escolar, até chegar a uma grande roda de
leituras na escola.
Conseguindo com esse processo e espaço desenvolver
atitudes que valorize o hábito da leitura escrita.
Construindo através do diálogo uma
relação histórica e cultural entre o leitor e
aquilo que ele lê, internalizando com essa troca o que se informa de mais
significativo para o aluno e família.
Ampliando a linguagem, que é uma das formas de expressões
humanas necessárias para a comunicação, indo de encontro a uma
visão maior e real de mundo e Educação.
OBJETIVO: Estreitar laços de
convívio e aproximação entre escola e família, dentro de uma
perspectiva de conhecimento interativo e cooperador, estimulando o habito
da leitura, através de uma mediação que abre as portas para o aluno e família,
de um universo de leituras produzidas por diversos escritores, através da
poesia, pesquisa narradas, ilustrações, informações, artes... Tudo isso, sendo
um legado cultural, que a escola tem por entendimento e dever apresentar para
as crianças.
ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º) Toda semana de cada mês a professora junto à turma decidirá
qual o aluno que levará para casa o kit de materiais de leitura.
O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA
•Um livro escolhido pelo
aluno ou professora
•Um tubinho de tinta guache,
para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
•Um pincel para cobrir a
sola dos pés com tinta guache.
•Duas folhas de papel oficio para marcar as duas
pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
•Uma pasta portfólio com
todo material
2º) Depois o professor oferecerá várias literaturas, onde
o aluno escolhido ou sorteado pela
turma escolherá um livro ou texto para colocar dentro da
pasta junto com os outros materiais
e fazer a roda de leitura em família.
e fazer a roda de leitura em família.
3º) Em casa o aluno convidará toda família para fazer um
momento de leitura ou quem estiver
naquele instante. Escolhendo alguém para fazer a leitura, onde todos devem
ouvir com muita atenção.
4º) Depois da leitura vem um dos momentos mais importante do
processo de interação familiar. A reflexão, o pensar sobre o que foi
lido, trocando ideias entre si, entendendo a mensagem que o autor
quis nos informar, juntos conversar sobre
o assunto, aprendendo um pouco mais.
o assunto, aprendendo um pouco mais.
5º) Logo em seguida vem o momento de escrever com a ajuda de
toda família, registrar o que foi entendido sobre a mensagem do livro através
do desenho .Finalizando a escrita com assinatura do aluno.
6º) Momento de simbolizar esse encontro de leitura,
reflexão e escrita, fazendo duas pegadas nas folhas em branco, sendo que uma
das pegadas é do aluno e a outra pode ser da mãe, pai, irmã, irmão, padrasto,
vó, vô, tio, tia ou outras pessoas que fazem parte da família. Deixar as folhas
secar.
7º) Depois de ler, refletir, escrever e secar as pegadas nas
folhas, colocar tudo dentro da pasta e levar para escola
8º) Na escola família do aluno junto com o mesmo farão a
apresentação da história para os outros da sala de maneira mais criativa
possível, podendo assim também levar alguma lembrancinha ou um lanche para
interação final a professora guardará as duas folhas com as marcas das pegadas
que representou todos os momentos de leitura em família, na qual servirá como
decoração de todo ambiente escolar, durante o grande encontro da família na
escola, através da leitura.
9º)No decorrer do ano, durante todo o processo os professores
deverão proporcionar atividades que envolvam roda da leitura na escola,
momentos em que vários leitores trocam ideias sobre um mesmo autor, indo de
encontro ao texto ou mensagem escrita.
10º) Para finalizar esse projeto: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA
ESCOLA, faremos um grande encontro convidando a família para vir até a escola
participar de uma enorme roda da leitura, onde os alunos do 4º e 5º ano
contarão histórias infantis para os alunos dos anos iniciais, acontecendo
diferentes leituras é momento de confraternização na comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
•Participação ativa de
cada professor e aluno fazendo uma boa campanha em sala
de aula, que quando possível, conversar com os pais sobre o assunto no
decorrer do ano.
•Vontade e interação
cooperativa de cada integrante da comunidade escolar para que o projeto: TRILHA
DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA se realize da melhor
maneira possível.
“Nenhum de nós é tão bom, quanto
todos nós juntos”
História: O morango, o ratinho e o urso esfomeado
História: O ovo
História: Dona baratinha
História: Tudo por causa do pum?
História: Delícias e gostosuras
História: Maria que ria
História : O pequeno paraquedista
Nenhum comentário:
Postar um comentário