Dicas

 DICAS PARA VOCÊ INICIAR O ANO DE 2016 COM SUA    TURMA DE 1º ANO

FEVEREIRO

     Tempo de conhecer os colegas, o professor e a escola. Tempo de explorar a nova sala de aula e de aprender a conviver com uma nova rotina de trabalho...Essas três primeiras semanas de aula são mesmo muito especiais para os alunos e também para você, professor, que iniciará um novo ano letivo diante de um novo grupo de alunos. É, sem dúvida, um período de apresentações e de adaptações.A maior expectativa de quem entra no 1º ano, como sabemos, é aprender a ler e aprender a escrever, mas nem só de leitura e escrita vivem esses meninos.Assim, pensar na organização dos espaços, nos agrupamentos e nos desafios de uma nova convivência que irá se estabelecer constitui a prioridade para o bom andamento deste trabalho e para as parcerias que irão se configurar.Muitas crianças que ingressam no Ensino Fundamental vêm de uma experiência na Educação Infantil que possivelmente é forte referência de escola. O que esperam esses alunos? Essa nova escola conseguirá recebê-los de acordo com suas expectativas?É certo que o status em relação à escolaridade mudou, mas será possível pensarmos em situações que os façam se sentir seguros e menos ansiosos em relação ao que vem pela frente?Alguns combinados e regras básicas, como aprender os nomes de todos,ouvir um pouquinho de sua história pessoal, deixar que se conheçam, preocupar-se com a arrumação dos espaços e possibilitar que explorem os materiais,podem se configurar em boas situações de convivência e de aprendizagem. Outro aspecto essencial nesse início de relacionamento diz respeito ao uso do tempo.Será importante dosá-lo para que os alunos enfrentem de maneira firme os novos desafios que ora se lhes apresentam. Dessa forma, ficar sentado e imóvel o tempo todo nesses primeiros dias poderá resultar pouco produtivo.Também se deve considerar que é um período no qual a aprendizagem da leitura e da escrita pode ser iniciada de forma significativa e gratificante. Afinal, é possível aproveitar os eventos que marcam o começo das aulas para desenvolver boas atividades de escrita e de leitura. Até mesmo as atividades de comunicação oral podem ser enriquecidas com conversas em torno desses eventos. Veja alguns exemplos do que se pode planejar e realizar neste mês:Quando a teoria ajuda a prática...A intenção é que os alunos participem de situações de escrita e de leitura desde a primeira semana de aula.

  *Iniciar o trabalho com o nome próprio, aproveitando este mês para propor
atividades de escrita do próprio nome em um contexto real e significativo
para os alunos, como a produção de crachás e de etiquetas de identificação
para o material escolar.
 

*Dar início a uma seqüência de atividades de leitura dos nomes dos colegas
e do próprio nome (por exemplo: ler os nomes dos alunos que faltaram,
dos parceiros de trabalho e dos ajudantes do dia).
 

*Desenvolver atividades de conversação em torno do tema “O meu nome”,
estimulando conversas sobre os nomes e sobrenomes dos alunos.
 

*Começar o trabalho de apropriação da rotina escolar, desenvolvendo atividades
de leitura de informações relacionadas ao dia-a-dia dos alunos
na escola.
 

*Criar atividades voltadas para a aprendizagem do alfabeto, ou seja, dos
nomes das letras e da forma gráfica de cada uma delas.
Instituir na rotina diferentes momentos de leitura e de escrita (do professor
e dos alunos).
 

*Realizar a primeira sondagem do ano para analisar o domínio dos alunos
sobre o sistema de escrita e começar a acompanhar o processo de alfabetização
inicial de cada um deles.
  Não se esquecendo de fazer a primeira sondagem do que eles sabem ou não.

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